Guia de materiais de madeira: os 3 principais tipos de madeira utilizados no mobiliário

Neste guia de mobiliário de madeira, vamos falar sobre os três principais tipos de madeira para mobiliário. São elas a madeira macia, a madeira de lei e os derivados de madeira. Ao compreender as propriedades de cada tipo, pode tomar decisões informadas ao escolher o seu mobiliário.

O mobiliário de exterior tem de resistir aos elementos, pelo que escolher o material corret é muito importante. Também abordaremos a técnica de impregnação, que torna a madeira mais duradoura. Vamos saber mais sobre os melhores tipos de madeira para o seu mobiliário.

Conhecer os 3 principais tipos de madeira: madeira macia, madeira de lei e derivados de madeira

A madeira macia, a madeira de lei e a madeira artificialos derivados de madeira são os três principais tipos de madeira para mobiliário. Neste guia de mobiliário de madeira, pretendemos esclarecer mitos comuns e explorar as propriedades, pontos fortes ou utilizações populares destes tipos de madeira.

  • O que é a madeira macia?

    A lógica da designação de "madeira macia" tem menos a ver com a consistência da madeira e mais com a árvore de onde provém. A madeira macia provém de árvores coníferas de folha perene (com agulhas) como o pinheiro, o cedro e o abeto. A estrutura deste tipo de madeira tem uma densidade uniforme, o que faz com que "pareça" macia quando é processada, e é assim que recebe o seu nome.Os móveis de madeira macia são muitas vezes mais económicos, conferindo um charme rústico com a sua textura crua e os seus grãos. Também é utilizada para a construção de estruturas, decks e mobiliário de exterior porque pode resistir às intempéries depois de ser tratada. Este tipo de madeira tem também uma grande capacidade de resistência ao apodrecimento e aos insetos.

Os móveis de madeira macia têm algumas grandes vantagens. É mais económica em comparação com a madeira de lei, o que a torna uma excelente opção para compradores preocupados com o orçamento. Além disso, os móveis de madeira macia são mais leves, pelo que são mais fáceis de deslocar.

Outra utilização comum do mobiliário de madeira macia é em ambientes exteriores para mobiliário de jardim. A resistência natural da madeira macia aos elementos, quando tratada e cuidada, torna-a adequada para condições exteriores. A manutenção regular, como a coloração, o envernizamento e a aplicação de revestimentos protectores, aumenta a sua durabilidade e vida útil.

  • O que é madeira de lei?

    A madeira de lei provém de árvores com folhas e sementes, como o carvalho, o ácer, o mogno e a nogueira. Ao contrário da madeira macia, que provém de árvores sempre verdes, a madeira de lei é mais resistente. Isto deve-se ao facto de crescerem mais lentamente e terem uma estrutura mais compacta, pelo que a madeira é mais densa. O bambu (que é uma planta semelhante a uma árvore) e a palmeira partilham as mesmas características da madeira de folhosas. Por vezes, pode encontrá-las sob o rótulo de derivados de madeira.

    Os móveis em madeira de lei oferecem uma vasta gama de cores, grãos interessantes e uma capacidade natural de resistir ao desgaste. A sua qualidade torna-o um investimento duradouro, uma vez que as peças em madeira de lei podem ser transmitidas de geração em geração.

O que é são os derivados de madeira?

Os derivados de madeira, também conhecidos como madeira composta ou madeira artificial, são um material versátil utilizado na construção de mobiliário. Ao contrário da madeira maciça, que provém de árvores, os derivados de madeira são criados juntando-se camadas de folheados ou fibras de madeira com colas e resinas. Os tipos mais comuns de derivados de madeira são o contraplacado, o painel de fibras de média densidade (MDF) e o painel composto.

  • Uma das principais vantagens dos móveis de derivados de madeira é a sua maior durabilidade. O processo de produção confere-lhe uma maior estabilidade e resistência à deformação, contração ou expansão devido a alterações de temperatura e humidade. Isto faz com que os móveis de derivados de madeira sejam duráveis em muitos ambientes diferentes..

    Os derivados de madeira também oferecem mais diversidade em comparação com a madeira natural. Estão disponíveis numa variedade de acabamentos, incluindo folheados que se assemelham a espécies populares de madeira dura, oferecendo mais possibilidades de design. A utilização de derivados de madeira é mais sustentável, uma vez que podem ser fabricados a partir de fibras de madeira recicladas ou de espécies de árvores de crescimento rápido.

Os móveis de derivados de madeira são robustos e duradouros. Para aumentar o seu tempo de vida, existem algumas regras de cuidados que pode seguir:

  • Evitar derrames de líquidos. Limpe imediatamente quaisquer derrames com um pano seco ou uma toalha de papel.
  • Utilize produtos de limpeza delicados, como produtos de limpeza suaves especialmente concebidos para superfícies de madeira. Evite produtos químicos agressivos que podemssam danificar o acabamento.
  • Proteja da luz solar direta, da humidade elevada e de temperaturas extremas.
  • Para conselhos de manutenção mais específicos, consulte sempre as diretrizes do fabricante.

Porque é que a madeira está por vezes húmida ou esverdeada quando é entregue?

Já alguma vez se perguntou por que razão o seu mobiliário de exterior em madeira tem por vezes um aspeto molhado ou esverdeado quando é entregue? A resposta vem de um processo chamado impregnação da madeira.

A impregnação da madeira é uma técnica que consiste em tratar a madeira com produtos químicos para a fazer durar mais tempo. A madeira é colocada num recipiente e é aplicada uma combinação de produtos químicos de conservação sob pressão. Esta pressão permite que os produtos químicos penetrem profundamente nas fibras da madeira, conferindo-lhe uma proteção duradoura. A impregnação da madeira torna-a mais durável, forte e resistente às pragas ou ao apodrecimento..

O tipo de conservante utilizado na impregnação afecta a cor dos seus móveis de madeira. Alguns conservantes, como os à base de cobre, podem dar à madeira um aspeto azul ou verde. A reação química entre o conservante e as fibras da madeira provoca esta coloração. Quando a madeira seca ou é exposta ao sol, a tonalidade verde desvanece-se..

A impregnação da madeira reduz consideravelmente o risco de apodrecimento, crescimento de fungos e danos causados por insectos. A madeira impregnada resiste à humidade, às mudanças de temperatura e a outros factores ambientais que causam danos ao longo do tempo. Isto torna-a ideal para mobiliário de exterior, decks e outras aplicações em que a exposição aos elementos é uma preocupação

Quais são as vantagens dos móveis de madeira impregnada?

  • Investimento a longo prazo: em comparação com a madeira não tratada, tem um tempo de vida mais longo. Isto torna-a uma escolha mais económica ao longo do tempo.
  • Durabilidade: a impregnação mantém a beleza original da madeira, protegendo-a contra deformações, fissuras e rachas.
  • Manutenção reduzida: a madeira impregnada necessita de pouca manutenção porque já está protegida contra riscos comuns como o apodrecimento e a infestação de insetos.

Da próxima vez que comprar mobiliário de exterior em madeira que esteja molhado ou com um aspeto esverdeado, saberá que é normal que a madeira esteja impregnada. Basta limpar as manchas esverdeadas com um pano seco e deixá-las secar - desaparecerão rapidamente. A impregnação da madeira mantém o seu mobiliário de exterior em forma e bonito durante muitos anos.

Mais guias de compras:

Dicas para escolher uma poltrona

Uma chaise longue é uma adição confortável para sua sala de estar, quarto ou home office. Neste guia de compra, discutiremos todos os aspectos a serem considerados para encontrar o sofá lounge certo.

Leia maiskeyboard_arrow_right
Dicas para encontrar a bancada de jantar perfeita

Procurando um banco de jantar para completar sua área de jantar? Há muitas coisas a considerar, como material, estilo e cor. Sente-se e relaxe! Ajudaremos você a escolher a bancada de jantar perfeita.

Leia maiskeyboard_arrow_right
Como escolher um aparador

Existem várias opções para escolher ao procurar uma peça de mobiliário prática para a sua sala de jantar, cozinha ou corredor. Nosso guia de compra sobre como escolher um aparador está aqui para ajudar.

Leia maiskeyboard_arrow_right
Como escolher a mesa de centro certa

Sua mesa de centro é a peça de mobiliário que une a sala de estar. Quer saber como encontrar a melhor mesa de centro?

Leia maiskeyboard_arrow_right