Como escolher a mobília de escritório correta
É surpreendente como as pessoas veem os móveis de escritório como uma coisa sem importância. Considerando que utiliza este mobiliário todos os dias, os móveis de escritório têm um enorme impacto no seu bem-estar e produtividade. Sentar-se na mesa errada pode causar problemas no pescoço, nas costas e nas mãos, forçando-o a trabalhar numa posição não natural.
Para além disso, passar de 8 a 10 horas por dia no trabalho pode ser bastante cansativo se não tiver os móveis de escritório corretos. Quer esteja a trabalhar em casa ou num escritório, encontrar os móveis certos para o seu espaço de trabalho deve ser a sua principal prioridade.
Aqui na vidaXL, oferecemos uma enorme variedade de móveis de escritório que se irão adaptar ao seu espaço de trabalho. A nossa coleção inclui móveis de escritório de alta qualidade numa ampla gama de formatos, tamanhos, materiais e cores. Navegue pela nossa coleção para encontrar a mobília perfeita para o seu espaço de escritório.
Os diferentes tipos de mobiliário de escritório
Existem alguns tipos diferentes de móveis, sendo que os mais comuns são as secretárias e cadeiras de escritório. Pode escolher entre diferentes designs, dependendo do tipo de espaço de trabalho que deseja criar. Aqui estão os tipos mais comuns de móveis que pode escolher para o seu escritório.
Secretárias de escritório
A secretária de escritório é um dos tipos mais populares de mobiliário de escritório. É a bancada de qualquer espaço de trabalho, fornecendo o espaço necessário para escrever, examinar e processar informações. A secretária também pode fornecer arrumação para acessórios e uma plataforma que acomoda máquinas de escritório. As secretárias de escritório estão disponíveis em diferentes estilos e tamanhos. Aqui estão os três tipos mais comuns de secretárias de escritório.
- Escrivaninha: mais pequena e simples, uma escrivaninha possui uma superfície fina e plana com um espaço aberto por baixo. É mais indicada para pessoas que só querem um espaço para escrever, digitar ou estudar.
- Secretária de computador: concebida para o utilizador de desktop clássico, uma secretária de computador é grande e possui prateleiras ou espaços adicionais para acessórios de informática, tais como teclados e discos rígidos.
- Secretária executiva: maior do que as secretárias comuns, uma secretária executiva é adequada para pessoas que desejam um amplo espaço de superfície e muito espaço de arrumação. O seu design oferece uma sensação de profissionalismo e status a um espaço. Pode encontrar estas secretárias em diferentes formatos, incluindo em forma de L, retângulo e em forma de U.
Cadeiras de escritório
A cadeira de escritório onde se senta é tão importante como a secretária - se não mais importante. A maioria das cadeiras encontradas em escritórios não são ideais para utilização a longo prazo, muitas vezes sem altura ajustável, suporte lombar e apoio de braços ajustável. Passa uma quantidade significativa de tempo sentado na cadeira do escritório, portanto, escolher uma cadeira confortável é muito importante. Aqui estão os tipos mais comuns de cadeiras de escritório.
- Cadeiras de tarefas: ideais para uma ampla gama de ambientes de escritório, as cadeiras de tarefas estão disponíveis em vários estilos. Estas cadeiras de escritório possuem um design simples e muitas vezes fornecem apoio suficiente às costas.
- Cadeiras ergonómicas: concebidas para incentivar o posicionamento natural do corpo, as cadeiras ergonómicas ganharam muita popularidade nos últimos anos. Melhoram a circulação sanguínea, a postura e evitam dores nas costas.
- Cadeiras executivas: estas cadeiras de escritório são mais caras do que os outros tipos. Proporcionam melhor conforto. A maioria delas possui todas as características das cadeiras ergonómicas.
Mesas de escritório
A maioria dos escritórios tem pelo menos uma ou duas mesas. As mesas são um subtipo das secretárias. No entanto, embora qualquer secretária possa funcionar como uma mesa, nem todas as mesas podem funcionar como uma secretária. As mesas de escritório são úteis para a ordenação de emails, acomodar temporariamente documentos, exposição de objetos, realização de reuniões, etc.
Por norma são leves e não têm espaço de arrumação tal como prateleiras e gavetas. Uma mesa de escritório também pode destinar-se a várias pessoas - por norma não está associada a ninguém. Funcionam bem no meio de uma sala, ao contrário das secretárias, que, dependendo do design, funcionam melhor quando colocadas contra a parede.
Armários arquivadores
Embora a tecnologia tenha facilitado a arrumação de dados em cópias eletrónicas, os armários de arquivo ainda desempenham um papel crucial no armazenamento e organização de documentos num escritório moderno. Seja uma pequena empresa ou uma grande empresa corporativa, os armários de arquivo fornecem soluções essenciais de armazenamento para todos os espaços de trabalho.
São fornecidos em diferentes formatos, tamanhos e estilos para irem ao encontro das suas necessidades. Os diferentes tipos de armários de arquivo incluem armários de arquivo laterais, armários de arquivo verticais, armários de arquivo móveis e armários de arquivo de prateleira aberta. Ao escolher um arquivador, considere o tamanho dos documentos que deseja arquivar e o espaço de armazenamento necessário.
Como escolher o material certo para o seu mobiliário de escritório
O excelente mobiliário de escritório pode ser distinguido pelo material utilizado na sua construção. A durabilidade dos seus móveis é influenciada pela qualidade dos materiais utilizados.
Infelizmente, muitas pessoas não estão informadas sobre os materiais que devem escolher ao comprar móveis para um escritório residencial. Os materiais habitualmente utilizados incluem madeira, metal, polipropileno, MDF e melamina. Vamos analisar estes materiais para ajudá-lo a entender melhor.
Madeira
Resistente, durável e uma beleza natural, a madeira é um dos materiais mais populares para móveis. A madeira também é fácil de limpar e cuidar, tornando-se uma excelente escolha para espaços de trabalho empresariais. Pode comprar móveis de escritório online em diferentes tipos de madeira, dependendo da sua preferência pessoal, tipo de escritório e orçamento. A teca é um dos tipos mais populares de madeira. É altamente preferida devido à sua resistência, durabilidade e robustez. O grão da madeira possui um alto nível de teor de óleo, o que a protege da humidade extrema e dos raios UV.
Metal
Praticamente inquebrável e durável, o metal é um material comum em móveis. A maioria dos móveis de escritório combina metal e outros materiais na sua construção. Os metais mais utilizados são o aço e o alumínio. O aço é sólido e o mais duradouro de qualquer tipo de material, mas também pode ser pesado. Por outro lado, o alumínio é mais leve e propenso a amolgadelas. Se tiver que escolher entre os dois, considere a fiabilidade do aço e a conveniência do alumínio.
Polipropileno
O polipropileno é outro material comum usado na construção de móveis de escritório. É um tipo de plástico que sincroniza todos os movimentos dos móveis, mantendo-se forte, durável e versátil. Os móveis de escritório feitos com este material são duráveis, resistentes, confortáveis e muito ecológicos. Também precisa de levar algumas pancadas sérias até ser possível parti-lo.
MDF
O MDF é uma excelente alternativa à madeira maciça. Tem a aparência tradicional da madeira maciça, mas é uma opção económica e menos durável. No entanto, continua a ser uma escolha altamente popular entre as pessoas que procuram móveis para o seu escritório. Atualmente, é um dos materiais mais comuns no mercado de móveis. Uma das principais vantagens do fabrico em MDF é que este resulta na sustentabilidade da madeira utilizando resíduos de madeira gerados a partir da serragem.
Materiais macios
A maioria dos móveis de escritório possui materiais macios para um maior conforto e estilo. Estofamento, malha e feltro são os materiais macios mais comuns. A malha oferece a combinação perfeita de funcionalidade e moda numa cadeira de escritório, criando um encosto respirável, que é ótimo para cadeiras de convidados ou de tarefas. O estofamento é uma ótima escolha para móveis de escritório empresariais, pois existe em diferentes opções têxteis. O feltro é um material menos comum, mas é usado principalmente em painéis de redução de ruído ou móveis estofados. Também pode encontrar opções em couro artificial.
Que mobília precisa para o seu escritório?
O seu escritório é onde todo o trabalho acontece. Se não tiver a mobília certa, que inclui mesas, cadeiras e armazenamento, a sua empresa terá dificuldades. Aqui estão as orientações para o ajudar a decidir sobre os móveis que se adequam a si e ao seu espaço de trabalho.
Considere as suas necessidades
Primeiro, determine a função do seu escritório e o tipo de mobiliário de que precisa para atingir os seus objetivos. O design certo dos móveis irá melhorar o seu humor, reduzir o stress e aumentar a produtividade. Vai precisar de móveis diferentes, dependendo do tipo de negócio que possui. Escritórios que requerem muito armazenamento precisam de arquivadores. Evite escolher móveis de escritório apenas porque gosta do seu design ou cor. Se possível, opte por móveis que correspondam à personalidade ou marca do seu escritório. Depois de terminar o básico, pode passar para outros detalhes.
Determine o layout do seu espaço de trabalho
Também precisa de determinar o tamanho do seu espaço de escritório, para que a mobília que escolher se adapte perfeitamente. Para além disso, tenha em consideração a localização das tomadas e janelas. Todos estes detalhes influenciam a escolha do seu mobiliário.
Comece com uma secretária e uma cadeira
Secretárias e cadeiras são os móveis de escritório mais básicos. Dão-lhe o espaço de que precisa para realizar a sua tarefa diária. Um trabalhador típico passa a maior parte do tempo sentado atrás de uma cadeira de escritório. Também pode melhorar a sua cadeira tradicional com uma cadeira de escritório ergonómica para maior conforto, especialmente se sentir regularmente dores nas costas.
O conforto é crucial
Considerando o número de horas que trabalha por dia, o conforto é essencial. Encontrar uma cadeira que acompanhe uma secretária é uma ótima forma de garantir que está confortável durante todo o dia. Para além disso, o melhor mobiliário para o seu escritório vai além do conforto e da estética. Optar pelos melhores materiais pode economizar-lhe dinheiro em reparações e substituições futuras.
Como cuidar dos seus móveis de escritório
Cuidar dos móveis do seu escritório é importante para garantir que permanecem em boas condições e duram mais tempo. Aqui estão algumas dicas a considerar.
- Limpe os móveis regularmente usando um pano húmido
- Tente não colocar móveis de escritório perto de uma janela para evitar que o sol danifique o seu material e cor
- Certifique-se de que a sua secretária, cadeira ou armário de arquivo estão estáveis o suficiente antes de os utilizar
- Evite colocar móveis de escritório uns em cima dos outros. Tal danificará os materiais e tornará os móveis instáveis.
Quer atualizar o seu espaço de trabalho? Navegue pela nossa coleção para obter os melhores móveis de escritório.