Como selecionar o melhor tampo de mesa
Escolher o tampo da mesa certo é tão importante como o resto da mobília da sua casa. Um tampo de mesa não só tem um papel útil, como também tem um enorme impacto no aspeto geral da sua divisão. É onde faz as suas refeições, lê revistas, as crianças fazem os seus trabalhos de casa, reúne-se com a família, etc. Também pode ser um ponto central onde os entes queridos e os amigos se encontram e desfrutam da companhia uns dos outros.
Assim, que tampo de mesa deve escolher? Bem, os tampos de mesa estão disponíveis em diferentes formatos, tamanhos e materiais, o que faz com que seja difícil para o comprador normal saber por onde começar. Felizmente, reunimos este guia simples para o ajudar a encontrar o tampo de mesa certo para as suas pernas de mesa.
Que material deve escolher para o seu tampo de mesa?
Talvez a primeira coisa em que pensa quando pretende comprar um tampo de mesa seja qual o material que deve escolher. A escolha do material dependerá em grande parte da função dada à mesa e do aspeto que quer que ela tenha. Abaixo, analisamos os diferentes materiais que pode escolher para o tampo da sua mesa.
Madeira maciça
Os tampos de mesa em madeira são as escolhas mais populares. Um clássico intemporal, a madeira é a melhor opção para quem procura um material que dê aconchego e beleza natural à sua cozinha, sala de estar ou sala de jantar. Também é durável e resistente. Se for bem cuidada, a madeira pode durar muitos anos. Pode escolher entre diferentes tipos de madeira, dependendo do seu orçamento e necessidades de estilo. A teca é a escolha mais popular para móveis de interior e exterior, pois é durável e resistente às intempéries. Possui um alto teor de óleo que protege a madeira das térmitas e da água. A acácia também é uma ótima escolha. Apresenta um grão natural atraente, propriedades antibacterianas e resistência à água.
Vidro
Os tampos de mesa em vidro não são tão comuns, mas são conhecidos pela sua beleza e elegância. Uma vez que o vidro é transparente, dá a ilusão de mais espaço, fazendo com que a sua divisão pareça maior. Os tampos de mesa em vidro também são fáceis de limpar. Uma limpeza rápida é suficiente para remover qualquer derramamento. E a melhor parte é que não deixa marcas ou manchas permanentes. No entanto, o vidro requer uma limpeza regular, porque até mesmo as marcas mais pequenas, tais como impressões digitais, são percetíveis. Mesmo que os tampos de mesa em vidro sejam duráveis, os acidentes podem acontecer, por isso podem não ser a melhor escolha se tiver animais de estimação ou crianças.
Mármore
O mármore é um material forte e resistente que é extraído em todo o mundo. Diferentes regiões produzem diferentes variações do material. No entanto, o mármore é naturalmente poroso, portanto, deve-se ter o cuidado adequado para mantê-lo em boas condições. É necessária uma limpeza regular para remover o pó e a sujidade que podem danificar o material. Limpe imediatamente os derramamentos, tais como sumo de laranja e café, pois podem causar manchas irreversíveis.
MDF
A placa de fibra de densidade modificada (MDF) é um dos derivados de madeira mais utilizados no fabrico de móveis. É a melhor alternativa para quem não pode comprar madeira maciça. Os tampos de mesa em MDF são mais resistentes à humidade. O material expande-se e encolhe como um todo, mantendo a forma e a integridade da placa. Para além disso, o MDF não tem uma textura ou grão específico, o que significa que é mais fácil de pintar e selar.
Como escolher o formato de tampo de mesa correto
Quando pensa num tampo de mesa, imagina uma peça de mobiliário retangular, quadrada ou redonda. No entanto, existem outros formatos que pode selecionar ao comprar um tampo de mesa.
Retangular
Talvez a escolha mais popular, os tampos de mesa retangulares possuem um formato simples e linear que se adapta perfeitamente na maioria das divisões. Também são práticos e os seus designs longos e estreitos tornam-nos numa boa opção para entretenimento em larga escala. Numa divisão pequena, os tampos de mesa retangulares podem ser empurrados contra a parede para maximizar o espaço. São extremamente versáteis.
Quadrado
A melhor escolha para pequenas salas de estar, os tampos de mesa quadrados oferecem uma ótima forma de manter a proporção e o equilíbrio em divisões simétricas. Podem não ser tão grandes como os tampos de mesa retangulares, mas com espaço suficiente entre cada pessoa, é fácil manter conversas amigáveis.
Redondo
Um tampo de mesa redondo também é ótimo para divisões pequenas. Não tem cantos afiados, facilitando a sua deslocação. A capacidade de assentos também não é fixa, o que significa que pode encaixar mais algumas pessoas à volta da mesa. No entanto, não é possível fixar uma mesa redonda num canto ou contra a parede.
Oval
Combinando a forma linear das mesas retangulares e a intimidade das mesas redondas, os tampos de mesa ovais oferecem o melhor dos dois mundos. A maioria das mesas ovais são do tamanho das mesas retangulares, o que significa que podem acomodar mais pessoas. Como não têm um número predeterminado de assentos, pode facilmente adicionar outra cadeira à mesa se receber um convidado de última hora.
Que tamanho de tampo de mesa deve escolher?
O tamanho do tampo de mesa escolhido será determinado pela frequência com que usa a mesa. Recomenda-se deixar um espaço de 1 metro da mesa aos móveis ou paredes mais próximos. Tal irá dar-lhe espaço suficiente para se sentar e levantar-se da mesa sem se esforçar. Deve também deixar um espaço de cerca de 61 -72 centímetros entre cada cadeira para permitir um assento confortável.
O formato da sua mesa de cozinha ou de jantar também determinará a quantidade de cadeiras que podem caber à sua volta. As mesas retangulares podem acomodar mais pessoas, mas as mesas redondas ou circulares são a melhor opção para pessoas com espaço limitado.
Procura os melhores tampos de mesa à venda? Navegue pela nossa gama de produtos para encontrar a opção perfeita.