Um guia para iniciantes em jardinagem

Dizem que a jardinagem é mais barata do que a terapia por uma série de boas razões. Não é de admirar porque é uma atividade satisfatória com muitos benefícios. Há toda a abordagem terapêutica à jardinagem, para além de cuidar do seu espaço verde e de colher literalmente a colheita. Não só desfruta do ar fresco, como também pode acompanhar o progresso de algo que cultivou e pelo qual se esforçou, bem como ver uma mudança no aspeto e sensação do seu ambiente, como resultado dos seus esforços.

A jardinagem está a tornar-se cada vez mais popular em todo o mundo. Esta tendência saudável e benéfica é também a nossa inspiração para este guia de jardinagem. Um cozinheiro apaixonado, por exemplo, pode querer cultivar as suas próprias ervas frescas, o que é viável mesmo numa pequena varanda da cidade. Por isso, se tem um jardim ou um pequeno quintal, porque não plantar plantas decorativas ou um bonito relvado?

Muitas pessoas estão a começar a cultivar vegetais como parte da sua transição para um estilo de vida mais sustentável. Sejam quais forem os seus objetivos, quer queira continuar a jardinar como forma de passatempo ou iniciar futuramente uma quinta, elaborámos um guia de jardinagem para principiantes. Aqui poderá obter as melhores dicas de jardinagem, bem como tudo o que precisa de saber sobre como e quando começar a jardinar.

 

Como decidir o melhor espaço de jardinagem em casa?

O nosso guia de jardinagem destina-se a abrir uma conversa sobre as muitas possibilidades de jardinagem em casa. Queremos desmascarar o mito de que esta é uma atividade demorada e difícil e encorajar todos os que possuem um espaço verde, seja de que tamanho for, a interessarem-se pela jardinagem. 

  1. Jardinagem interior

Cultivar plantas, seja de que tamanho for o seu apartamento, dá vida a qualquer espaço. A jardinagem urbana, por exemplo, envolve o cultivo e o cuidado com as plantas num espaço pequeno. A jardinagem urbana ganhou este nome pela própria razão de que jardinar em áreas urbanas lotadas muitas vezes significa ter também um espaço limitado. Os jardineiros urbanos são criativos com a forma como utilizam o seu espaço de jardinagem e é uma prática que também pode iniciar. Tudo o que precisa de fazer é comprar as plantas que deseja, regá-las regularmente e transplantá-las conforme necessário. Se tiver uma varanda, pode utilizá-la para cultivar algumas ervas. Neste caso, recomendamos por mãos à obra e aprender mais com o nosso guia de jardinagem sobre como cultivá-las, cuidar e colhê-las.

  1. Jardinagem ao ar livre

Com um espaço ao ar livre de maiores dimensões, pode levar a jardinagem doméstica ao próximo nível. Desfrute da sua liberdade e cultive as plantas que quiser, desde plantas ornamentais a árvores e até os seus próprios vegetais. A jardinagem de quintal requer um pouco mais de esforço, determinadas ferramentas e concentração nas principais tarefas específicas de cada estação, tal como a jardinagem de primavera. É sua a decisão de se envolver o quanto quiser na jardinagem e incluímos algumas dicas úteis neste guia, as quais pode seguir.

 

Que ferramentas e equipamentos são essenciais para a jardinagem? 

Este guia de jardinagem para iniciantes é tudo o que precisa como um kit de iniciação na jardinagem. As ferramentas básicas de jardinagem poderão ajudá-lo com algumas tarefas simples tais como regar, podar e limpar. Para conforto e proteção, recomendamos que calce luvas e compre uma almofada onde se ajoelhar. As luvas, por exemplo, protegem-no das agulhas das plantas, reações alérgicas e outras sensações desagradáveis. Uma almofada apoia os joelhos, melhorando a postura, mantendo as roupas limpas e evitando a tensão muscular em posições desconfortáveis.

Também precisará de tesouras decentes ou tesouras de poda, bem como regadores ou, melhor ainda, mangueiras de jardim ou aspersores. A escavação e a limpeza podem ser feitas com pás, bem como ancinhos, caso em que também precisará de um carrinho de mão. Dependendo das suas tarefas, pode utilizar muitos outros acessórios de jardinagem, que encontrará na nossa categoria de relvado e jardim

Se está a considerar transformar o seu passatempo num negócio, as suas tarefas exigirão ferramentas de jardinagem profissionais. Do plantio de relvados à colheita industrial, abordaremos a jardinagem para empresas detalhadamente num guia separado.

Como cultivar as suas próprias plantas a partir de sementes

Depois de se decidir sobre o plano de jardinagem, precisará de se organizar, preparar o solo e saber o que plantar e quando. As plantas de jardim decorativas, dependendo do seu tipo, devem ser plantadas numa altura diferente do seu relvado, legumes ou árvores. A maioria das culturas, por exemplo, exige a sementeira em ambientes fechados no início da primavera. Para além das sementes, precisará de kits de cultivo de plantas e ervas, propagadores ou uma estufa, se tiver espaço. Os vasos e canteiros de jardim podem ser utilizados em ambientes internos e externos e são ideais para replantar vegetais cultivados a partir de sementes em ambientes internos.

Se tudo o que quer é um relvado agradável, temos para si informações sobre quando e como plantar sementes de relvado. Deve primeiro escolher a semente de relva apropriada para o seu quintal. Os vários tipos de sementes determinam o tipo de relvado que terá, seja para desportos ou brincadeiras, decoração ou com base no tipo de solo. O inicio da primavera é a melhor altura para plantar sementes de relva e pode fazê-lo até ao inicio de outubro. Os vários tipos de plantas e árvores de jardim possuem diferentes parâmetros de plantio e crescimento. Segui-los determina o resultado. Necessitará de um pouco de pesquisa e planeamento, para uma abordagem à jardinagem mais profissional.

O que devo vestir para jardinar?

Conforme mostrado no nosso guia de jardinagem, o equipamento é essencial por razões óbvias: ajuda-o a concluir as tarefas em questão. No entanto, as roupas de jardinagem são concebidas para protegê-lo enquanto trabalha, permitindo-lhe desfrutar desta atividade ao máximo. As luvas de jardinagem permitem-lhe trabalhar livremente sem ferir as mãos, algo frequente ao trabalhar-se com ramos ou fertilizantes do solo. 

Um chapéu de jardinagem irá protegê-lo dos raios do sol e se não quiser estragar as suas roupas, macacões de jardinagem são o caminho a percorrer. Precisará de um par de botas de jardinagem para proteger os pés e poder regar ou trabalhar o solo sem se preocupar em danificar os seus sapatos.

Uma das coisas mais emocionantes sobre a jardinagem é que nunca sabe o verdadeiro impacto do seu trabalho até parar para admirar o resultado! Pode começar com um modesto canteiro de jardim e continuar por aí fora até ter que lidar com uma estufa cheia de vegetais frescos ou, quem sabe, talvez preparar as bases para a sua própria quinta. A jardinagem é agradável e gratificante, mas requer equipamentos de segurança, ferramentas de trabalho e os acessórios corretos para o trabalho em mãos, com base nas suas necessidades.