Como escolher o filtro de piscina certo
O papel de um filtro de piscina é muito semelhante ao do rim no seu corpo. Enquanto outros produtos tais como produtos de limpeza de piscinas e químicos funcionam matando as bactérias e outros contaminantes, o filtro remove-os, deixando a sua piscina limpa. Sem o filtro, a sua piscina ficará cheia de detritos e turva, tornando a natação menos divertida.
Mas que filtro de piscina deve escolher? Pode ficar tentado a escolher o filtro mais barato, sem problemas, mas o objetivo deve ser comprar um filtro que seja fácil de limpar, que retém os contaminantes, e que dura mais tempo. Se procura o melhor filtro de piscina e não sabe por onde começar, estamos aqui para o ajudar. Esta publicação irá guiá-lo através do processo de escolha do filtro perfeito para a sua piscina.
Que tipos de filtro de piscina existem?
A sua procura por filtros de piscina e de spa começa pelo conseguir compreender os vários tipos disponíveis no mercado. Na maioria dos casos, a escolha do filtro de piscina depende principalmente de si. Qualquer tipo de filtro irá funcionar na sua piscina. Abaixo, vamos ver os diferentes filtros de piscina que pode escolher.
Filtros de areia
Os filtros de areia são o tipo mais comum de filtros de piscinas. São económicos, fáceis de limpar e ótimos para piscinas grandes porque não entopem facilmente. Os filtros de areia para piscina podem ser instalados no solo ou acima do solo. Como o nome sugere, estes filtros de piscina usam areia para remover a sujidade e os detritos da água da piscina. A água é sugada através dos skimmers e empurrada através do filtro de areia, onde as partículas são agarradas.
Cada grão de areia possui bordas ásperas que prendem os detritos e os contaminantes. Uma saída na parte inferior do filtro permite que a água limpa flua de novo para a piscina. Conforme mais água continua a fluir através do filtro, a textura áspera da areia desgasta-se, eventualmente tornando-o incapaz de capturar o que quer que seja. Tal por norma acontece ao fim de 18 – 24 meses. A esta altura, terá que substituir a areia.
Filtros de cartucho
Os filtros de cartucho são ideais para piscinas pequenas. Custam mais do que os filtros de areia, mas conseguem remover o dobro da sujidade. Os filtros de cartucho são compostos por um cilindro de plástico rodeado por um material plissado, semelhante a uma malha. A água da piscina flui através do filtro, onde a sujidade e os detritos são agarrados. A água limpa então flui de novo para a piscina. O filtro de cartucho deverá ser limpo ao fim de algum tempo.
Para limpar o filtro, remova o cartucho do tanque, lave-o com a mangueira e coloque-o de novo no tanque. Os filtros de cartucho são mais caros, mas são fáceis de cuidar, economizam água, são mais eficientes em termos energéticos e podem ser substituídos ao fim de 5 a 10 anos. Uma coisa a ter em mente é que a bomba e o filtro da piscina devem funcionar perfeitamente.
Terra de diatomáceas
A terra de diatomáceas pode não ser tão popular como os filtros de areia, mas é a mais eficiente quando se trata de filtragem da água. Filtram a maioria das quantidades de sujidades e detritos em comparação com os outros dois filtros. A água passa por um filtro revestido com terra de diatomáceas para remover detritos e partículas. Como a terra de diatomáceas é mais fina do que a areia, consegue remover partículas mais pequenas do que os filtros de areia.
Que tamanho de filtro de piscina deve escolher?
O tamanho da sua bomba determinará o tamanho do filtro da piscina. Um filtro demasiado pequeno irá partir-se e a bomba pode sobreaquecer. Um filtro de piscina grande apresenta menos risco do que um com um desempenho inferior – tenha sempre isto em mente ao efetuar a sua compra. Também é importante escolher um filtro que corresponda à capacidade da sua bomba. Portanto, se tiver uma bomba de 42 gpm, compre um filtro que possa lidar com 42 gpm ou mais.
Também deve ter em consideração outras funcionalidades que podem aumentar os gpm totais da sua piscina. Para piscinas grandes (mais de 60 gpm), precisará de uma bomba de filtro de piscina grande e tubos com um diâmetro de pelo menos 5 cm para lidar com, no máximo, 100 gpm.
Com que frequência os filtros da piscina devem ser limpos?
Pode limpar filtros de areia e de terra de diatomáceas de duas formas. Uma é a contralavagem, que liberta sujidade e detritos do filtro, para que funcionem corretamente. Outra forma é remover o filtro e limpá-lo manualmente. Abaixo, analisamos os prazos aproximados para a limpeza dos filtros da piscina.
-
Filtros de areia: contralavagem a cada 1 a 4 semanas e limpeza uma vez por ano
-
Filtros de cartucho: limpe a cada 2 a 6 semanas. Para além disso, faça uma limpeza profunda uma vez por ano.
-
Terra de diatomáceas: contralavagem a cada 1 a 3 meses e limpeza profunda pelo menos uma vez por ano
Embora seja verdade que a quantidade de vezes que precisa de limpar o filtro da piscina depende da bomba da mesma e do tipo de filtro, há sinais óbvios de que um filtro precisa de ser limpo. Isso ocorre porque todos os filtros entopem conforme se vão enchendo. Verifique sempre se a sua taxa de fluxo de circulação cai ou se a contrapressão aumenta. Se a circulação diminuir ou a pressão aumentar, está na altura de limpar o filtro da piscina.
Fique à vontade para navegar pela nossa extensa coleção para encontrar o melhor filtro de piscina.