Ilumine o seu espaço de trabalho com uma luz de trabalho
Uma iluminação de trabalho tem várias aplicações quando tem projetos práticos ou úteis para tratar. Utilizada como iluminação do local de trabalho ou durante a renovação da sua casa privada. Não importa se precisa de trabalhar do lado de fora da casa, pintar as paredes no interior ou obter algum outro projeto que requeira uma iluminação adequada, pode encontrar aqui uma variedade de iluminações de trabalho duráveis e eficazes a preços acessíveis.
Encontre a iluminação de trabalho ideal para as suas necessidades
Sabe ao certo qual é a iluminação de trabalho que melhor se adapta às suas necessidades? Está longe de se sentir sozinho. As iluminações de trabalho estão disponíveis em muitas opções diferentes, e cada uma tem os seus próprios usos e benefícios - bem como limitações. Para tomar uma decisão o mais esclarecida possível, deve ter em conta uma série de fatores-chave, tais como:
-
Tamanho
-
Classificação IP
-
Saída de luz
-
Temperatura da cor
-
Fonte de iluminação
Mais abaixo, descrevemos cada fator detalhadamente para o ajudar a tornar a sua decisão um pouco mais fácil ao navegar pela nossa seleção de iluminações de trabalho.
Tamanho
O tamanho ideal para uma iluminação de trabalho depende se precisa de iluminar uma área de maiores dimensões, tal como pintar as paredes da sala de estar ou renovar a casa no exterior, ou se precisa de ajuda com a iluminação de uma área específica, tal como inspecionar o seu carro ou instalações elétricas na casa.
Os holofotes são ideais para iluminar uma área de maiores dimensões, enquanto as lâmpadas de inspeção são mais adequadas para uma iluminação específica. A propagação da luz por norma também influencia, se a iluminação de trabalho for independente ou manual. Naturalmente, as iluminações de inspeção tendem a ser portáteis para oferecer uma maior manobrabilidade ao inspecionar diferentes peças.
Verifique a classificação IP da iluminação de trabalho
É importante considerar se pretende utilizar as iluminações de trabalho como iluminação interna ou iluminação externa. Tal deve-se ao facto de nem todas as iluminações de trabalho funcionarem bem em várias condições climatéricas. Portanto, deve verificar se a iluminação de trabalho está bem protegida contra sólidos e líquidos, tais como água ou pó.
É aí que entra em jogo o padrão internacional de classificação IP. Ajuda-o a classificar o nível de proteção da iluminação de trabalho contra sólidos e líquidos. A classificação é composta por dois dígitos:
-
Um número entre 0-6, que define o nível de proteção contra sólidos
-
Um número entre 0-8, que define o nível de proteção contra líquidos
Para uma proteção máxima contra sólidos e líquidos, uma classificação de IP68 é o que se deve procurar, mas apenas na mais rara das ocasiões tal será necessário. Se espera ter um monte de pó a voar por todo o lado, uma boa ideia será escolher uma iluminação de trabalho com uma classificação de IP5X ou superior. Se pretende utilizar a iluminação de trabalho ao ar livre, é recomendável escolher uma classificação de pelo menos IPX4, apenas para estar do lado seguro.
Saída de luz e temperatura de cor
Lúmen (Lm) e kelvin (K) são dois sistemas de escala que são usados para definir a saída de luz e a temperatura de cor, respetivamente. O Lúmen ajuda a definir o brilho da iluminação de trabalho, ou seja, quanta luz obtém da lâmpada. Tradicionalmente, a saída de luz foi determinada por watt, mas com o aumento da disponibilidade e popularidade da iluminação LED, o lúmen tornou-se o método de determinação preferido.
A escala é bastante simples de seguir: quanto maior o lúmen, mais brilhante a luz e vice-versa, quanto menor o lúmen, mais fraca a luz. Quanto às iluminações de trabalho, quererá por norma uma luz com um lúmen mais alto.
Quanto ao kelvin, este ajuda a determinar a temperatura de cor da luz. Quanto mais baixo o kelvin, mais quente a luz obtida, enquanto que um kelvin mais alto oferece uma temperatura de luz mais fria. Uma lâmpada com 1000 K dá o mesmo efeito de luz quente que uma vela acesa, enquanto que uma lâmpada com 10 000 K representa a cor de um céu azul-claro. Para uma iluminação de trabalho, a sua melhor opção é escolher uma luz branca neutra ou ligeiramente fria, que é de cerca de 4000-6500 K.
Porquê comprar uma iluminação de trabalho LED?
Muitas iluminações de trabalho mais recentes utilizam o LED como fonte de luz. Há várias e boas razões por trás disso. A tecnologia de luz LED tem várias vantagens em comparação com fontes de luz mais tradicionais, tais como lâmpadas de halogeno, fluorescentes ou incandescentes. A tecnologia LED está a avançar rapidamente ano após ano, ao mesmo tempo que se torna uma escolha mais acessível. Como tal, tornou-se a fonte de luz preferida para uma iluminação moderna.
Ao escolher as iluminações de trabalho LED, poderá desfrutar de uma fonte de luz mais económica e energeticamente eficiente em comparação com as lâmpadas tradicionais. Também gastam até 90% menos energia do que as luzes incandescentes, ao mesmo tempo que mantêm a emissão de calor a um nível mínimo - sem risco de se magoar quando toca na lâmpada.
As iluminações de trabalho LED por norma também são bastante duráveis e provavelmente conseguirá colocá-las em ambientes mais exigentes. Uma última coisa, as luzes LED também têm uma vida útil bastante longa e podem durar até 100 000 horas de utilização contínua. Naturalmente, focamos a nossa seleção de iluminações de trabalho em LED, pois são inegavelmente a escolha mais popular e benéfica, independentemente da situação.
Na vidaXL, também pode encontrar iluminações de trabalho LED recarregáveis que proporcionam uma flexibilidade de posição rica para quando as pretende ajustar, uma vez que não possuem fios.